Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Lançamento de livro: "Paca, Tatu, Cutia! Glossário Ilustrado de Tupi"

O Natal está chegando; quer uma boa opção para presentear? Um livro, melhor ainda se for um glossário ilustrado de Tupi ou Nheengatu, como é conhecida a língua da maioria dos índios brasileiros. A oportunidade de comprar o livro com a dedicatória de seus autores será no próximo sábado, dia 20 de dezembro, no projeto O Autor na Praça, quando os autores Mouzar Benedito e o cartunista Ohi estarão no Espaço Plínio Marcos em tarde de autógrafos do livro Paca, Tatu, Cutia! – Glossário Ilustrado de Tupi, lançado recentemente pela Editora Melhoramentos.

Sobre o livro
Você sabe o que Bauru, Jurema, jacaré e pereba têm em comum? Todas são palavras originadas das línguas faladas no Brasil na época do descobrimento. Os indígenas do litoral brasileiro falavam dialetos muito parecidos de uma língua brasílica, que era só oral. Os jesuítas tentaram unificar esses dialetos por meio da criação de uma escrita, o nheengatu (língua boa ou falar bem, em tupi). Com o objetivo de valorizar nossa cultura e linguagem, Mouzar Benedito compilou os vocábulos do nheengatu neste glossário. Além de muito importante para estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, este livro é também de interesse dos adultos. O autor procurou levantar o máximo de palavras do cotidiano (adjetivos, substantivos e verbos) e uma pequena parcela dos muitos nomes de cidades e bairros, rios e serras, estados e antropônimos. O leitor vai conhecer essas palavras, seus significados e muitas curiosidades sobre elas. Para completar a bela apresentação, o livro traz ilustrações do cartunista Ohi. Paca, Tatu, Cutia – Glossário Ilustrado de Tupi, Editora Mehoramentos, 128 páginas, R$49,00.

Sobre Mouzar Benedito
É jornalista e geógrafo. Nasceu em Nova Resende (MG). Atualmente é colunista das revistas Fórum Digital e Revista do Brasil. É sócio-fundador da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), autor da coleção infanto-juvenil Mitologia Brasílica (Saci, Iara, Curupira, Boitatá, Caipora e os “Importados” Mula sem cabeça, Cuca e Lobisomem), dos livros Anuário do Saci, Anuário do Saci e seus amigos – Mitologia Brasílica e Saci e os amigos da Natureza. Participou ativamente da imprensa alternativa – foi um dos fundadores dos jornais Versus e Em Tempo, colaborou no Pasquim, Brasil Mulher, Mulherio, Movimento etc. – e trabalhou ou colaborou em cerca de trinta jornais e trinta revistas. Fez, com Henfil, versão brasileira da Revista Mafalda e traduziu vários livros. Tem 44 livros publicados. Entre eles, Santa Rita Velha Safada (1983, Editora Busca Vida), Pobres, porém perversos (1992, Editora Scritta), 1968, Por ai... Memórias Burlescas da Ditadura (2008, Publisher Brasil), Ousar Lutar (2000, em coautoria com José Roberto Rezende, Boitempo Editorial), Trem Doido (2012, Limiar Editora) e a série Ferrer, Bill Ferrer – Detetive Heterodoxo (Boitempo Editorial).

Sobre José Luiz Nogueira Ohi
Mais conhecido como Ohi, é jornalista e artista gráfico. Nasceu em 1953 em Campo Grande (MS). Estudou e começou a vida profissional em São Paulo. Antes de se tornar jornalista, foi cenógrafo e figurinista. Entrou na Editora Abril em 1974, onde trabalhou na revista Placar por oito anos. Também trabalhou nos jornais alternativos da época, entre eles o jornal Unidade, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo. Foi também um dos fundadores da Associação dos Artistas Gráficos e Fotógrafos (Agraf). Atualmente trabalha como ilustrador de livros, revistas e jornais. Em parceria com o jornalista Mouzar Benedito escreveu e ilustrou os livros Roendo o Osso, Anuário do Saci, Anuário do Saci e seus amigos – Mitologia Brasílica, Saci e os amigos da natureza, O Reino da Água e a coleção Mitologia Brasílica. No momento desenvolve alguns projetos, entre eles o Batalha de Mitos, o primeiro Trade Card Game (TCG) – jogo de cartas colecionáveis – brasileiro, utilizando nossos mitos como personagens do jogo. É um dos fundadores da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci). Conheça as “ilustras” do Ohi: http://ohitine3.wix.com/ohi-ilustras.  

Serviço:
O Autor na Praça apresenta tarde de autógrafos do livro Paca, Tatu, Cutia! – Glossário Ilustrado de Tupi com o escritor Mouzar Benedito e o cartunista Ohi
Dia 20 de dezembro, sábado, 15h
Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros, São Paulo
Informações: Edson Lima – (11) 3739-0208/95030-5577 –  oanp@uol.com.br.
Realização: Edson Lima & Aapbc
Apoio: Max Design, Enlace-Media, Restaurante Consulado Mineiro e O Cantinho Português (Barraca de comida portuguesa na Feira da Benedito Calixto).

Nenhum comentário: