Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 26 de março de 2015

Trabalhos acadêmicos serão discutidos na Fundação Ema Klabin

A arte africana presente na coleção da fundação é o tema do 
primeiro encontro
Além de ser um polo cultural, com shows musicais, exposições, cursos e palestras, a Fundação Ema Klabin abre agora suas portas para as universidades. Pelo programa Plataforma de Pesquisa, pesquisadores poderão discutir suas  teses  voltadas ao  universo museológico da fundação. 

A primeira convidada é a historiadora de arte Luciara Ribeiro, que apresentará a monografia Reflexões e considerações a respeito da formação e perfil da Coleção Africana da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin. A tese foi defendida na conclusão do curso de História da Arte pela Unifesp.

A pesquisa transita entre a antropologia e a história da arte. Numa primeira parte, busca contextualizar Ema Klabin no colecionismo privado em São Paulo. Na segunda parte, apresenta a relação entre o Modernismo nas artes e o pensamento primitivista evidente nas compras de Ema Klabin.  O evento terá a participação especial da historiadora social Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua.
 
Sobre as pesquisadoras
Luciara Ribeiro é graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. Realizou intercambio acadêmico na Universidade de Salamanca, onde também foi curadora da exposição Atmosfera Impressa – grabados de Julia Salgueiro, no Centro de Estudios Brasileños. Foi bolsista da Fapesp no projeto de digitalização, organização, disponibilização na base de dados de material audiovisual e de pesquisa em Moçambique. Trabalha como arte-educadora.
 
Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua é historiadora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo.  É pesquisadora de Arte africana e História da África, membro da A CASA -  Arts Council of the African Studies Association e atualmente é doutoranda em História Social também pela Universidade de São Paulo. Em 2011 publicou o livro Homens de Ferro - Os ferreiros na África central no século XIX (Alameda / Fapesp).
 
Serviço
Plataforma de Pesquisa:  Arte das Áfricas na coleção da Fundação Ema Klabin
Palestrante: Luciara Ribeiro
Data: 28 março
Horário: 10h às 12 h 
Vagas: 30 vagas
Entrada franca
Inscrições pelo e-mailcursos@emaklabin.org.br, ou pelos telefones (11) 3062-5245 ou  3897-3232
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo http://emaklabin.org.br/.

Nenhum comentário: