Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Com solo de harpa, Sinfônica da Unicamp apresenta música da Escandinávia e uma obra de Charles Mingus na quinta

Divulgação.
Das terras frias da Escandinávia viajaram personagens de histórias bem antigas, que atravessaram continentes, chegando até o Brasil. Quem não se lembra, dos vikings, os guerreiros de chapéus de chifres, ou de Thor, o grande herói das lendas escandinavas? É dessas mesmas terras que vem a música interpretada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp nos concertos da próxima semana: dia 29 (quarta-feira, 20h), em Mogi Guaçu e no dia 30 (quinta, às 19h), na Casa do Lago (Unicamp).

Os concertos têm regência de Cinthia Alireti e solos da harpista Angela Duarte. No repertório, obras de Johan Helmich Roman (Suécia), Carl Nielsen (Dinamarca), Einojuhani Rautavaara (Finlândia) e Edvard Grieg (Noruega). Para finalizar, baseada em um hit da turnê de Charles Mingus pela Escandinávia, o grupo interpreta as Variações sobre um tema de Mingus, escrita pelo compositor e arranjador Tomaz Vital.

Sobre o programa
Considerado o pai da música sueca, o compositor barroco Johan Helmich Romanse utilizou de caminhos melódicos e harmônicos surpreendentes para compor o seu Concerto grosso para 7 partes, ainda que orientado pelo estilo de Händel, Geminiani e Bononcini.

Séculos mais tarde, na Dinamarca, destacava-se a Pequena Suite para cordas do ainda jovem compositor Carl Nielsen, que além de ter se tornado um grande sucesso, foi também a primeira obra regida pelo compositor. Mesmo que a Finlândia não tenha inicialmente pertencido ao núcleo escandinavo, ainda é associada a essa região por razões políticas e sociais. Musicalmente falando, o brilho espelhado e calmo das paisagens escandinavas pode ser apreciado nas sonoridades “congeladas” da Balada para harpa do compositor finlandês Einojuhani Rautavaara.

De volta ao período barroco, desta vez através da Noruega do século 19, ouviremos a homenagem do compositor Edvard Grieg ao escritor do barroco norueguês Ludvig Holberg, intitulada Suite Holberg, que foi primeiramente escrita para piano e depois orquestrada para cordas pelo compositor.

Angela Duarte (harpa)
Harpista da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (Ojesp), Angela Duarte tem se apresentado frequentemente por diversos teatros e salas de concerto brasileiras e internacionais junto ao grupo e como convidada em orquestras profissionais. Com a Ojesp, apresentou-se em importantes salas de concerto como Konzerthaus (Berlim), Muziekgebouw (Amsterdam), Kennedy Center (Washington DC) e Lincoln Center (Nova Iorque). Foi solista à frente das orquestras L'estro Armonico (Faculdade Santa Marcelina), Orquestra Acadêmica da Unesp e da própria Orquestra Jovem do Estado (Sala São Paulo), enquanto premiação do concurso Jovens Solistas 2013.

Bacharel em harpa pela faculdade Santa Marcelina, teve seu primeiro contato com o cenário musical integrando o Coral Infantil da Osesp em 2000 e, pouco depois, iniciou efetivamente seus estudos musicais na Escola Municipal de Música de São Paulo. Desde então, participa como harpista em diversos festivais de música no Brasil e do exterior (Canadá e Chile).

Programa
Johan Helmich Roman (Suécia, 1694-1758) - Concerto grosso em sol menor
 Carl Nielsen (Dinamarca, 1865-1931) – Pequena Suíte
 Einojuhani Rautavaara (Finlândia, 1928) - Ballad para Harpa e cordas
 Edvard Grieg (Noruega, 1843-1907) – Suíte Holberg, op. 40
 Tomaz Vital – Variações sobre um tema de Charles Mingus

Serviço
Música Escandinava para Orquestra de Cordas
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Cinthia Alireti, regência
Angela Duarte, harpa
Quando: 29/4, 20h – Teatro Tupec de Mogi Guaçu (Avenida dos Trabalhadores, 265 - Mogi Guaçu/SP). Telefone: (19) 3831-3186
30/4, 19h - Casa do Lago (Unicamp), em Campinas
Ingressos: Mogi Guaçu - doação de um produto de higiene pessoal
Casa do Lago – Entrada gratuita.

Nenhum comentário: