Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Concerto “Cinepiano Tony Berchmans” será apresentado no Teatro Castro Mendes

Crédito da foto: Alex Brasil.
O projeto Cinepiano Tony Berchmans chega pela primeira vez ao palco do Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas, no sábado, dia 6 de junho, às 21h. O espetáculo audiovisual traz clássicos do cinema mudo  acompanhados ao piano ao vivo pelo músico Tony Berchmans. Na apresentação em Campinas, o pianista acompanhará o filme O Circo, de Charles Chaplin, projetado em um telão em cópia exclusiva em película 16mm.

Raro espetáculo audiovisual, o Cinepiano Tony Berchmans é um tributo à época em que as projeções dos filmes mudos eram acompanhadas por músicos que improvisavam a trilha ao vivo. "Na ausência dos diálogos e dos efeitos sonoros, a música era fundamental para enriquecer a narrativa dos filmes e muitas vezes até para dar sentido às cenas", conta Berchmans, que vem se apresentando com seu Cinepiano desde 2010, em inúmeras instituições culturais no Brasil e na Europa.

Sobre o Cinepiano
O cinema mudo na verdade nunca foi totalmente mudo. Quase sempre as projeções cinematográficas deste período eram acompanhadas por música executada ao vivo. Da figura histórica do pianista improvisador até grandes orquestras sinfônicas, o espetáculo da sétima arte se desenvolveu na companhia da trilha sonora interpretada ao vivo. Impressionante exercício de improvisação e sincronismo, o acompanhamento musical de filmes em tempo real é uma experiência audiovisual única.

A música narra as cenas com precisão e, na falta dos diálogos e sons, ela ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. Além de óbvias habilidades técnicas, o músico do cinema mudo precisava contar com um enorme vocabulário de ferramentas de interpretação, em um veloz ritual de criatividade, técnica e sensibilidade.

Criado em 2010 pelo compositor, produtor musical e pianista Tony Berchmans, o Cinepiano é um tributo a esta desconhecida faceta do cinema mudo. Acompanhando marcantes filmes de mestres do cinema da época, o pianista improvisa a trilha sonora musical ao piano, utilizando temas de sua composição inspirados nos estilos da época, como ragtime e jazz tradicional, com alguns excertos de temas clássicos, sempre em sincronismo com a ação e com os momentos emocionais do filme.

Mais sobre Tony Berchmans
Tony Berchmans Canto é autor do livro A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema. Pianista, compositor, produtor musical e especialista no estudo da música de cinema, desde 1992 trabalha no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, TV, cinema e internet em centenas de projetos.

Foi curador do Música em Cena –1º Encontro Internacional de Música de Cinema, realizado em maio de 2007 no Rio de Janeiro, evento inédito que trouxe ao Brasil lendas da música de cinema, como Ennio Morricone e Gustavo Santaolalla, entre dezenas de outros.

Frequentemente participa de festivais e concertos de música de cinema nos EUA, Espanha, Bélgica e Brasil, profere palestras e ministra cursos e oficinas em instituições como PUC/SP, ESPM, FAAP, Anhembi-Morumbi, MIS-SP e SESC, e escreve sobre trilhas sonoras e sound design. Também sobre o tema, produziu e apresentou o programa Cena Sonora, na rádio FAAP/SP.

O projeto Cinepiano Tony Berchmans foi iniciado em 2010.

Serviço
Cinepiano - Tony Berchmans
Data: sábado, 6 de junho
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes - Praça Correa de Lemos, s/nº, Vila Industrial – Campinas – telefone: (19) 3272-9359
Horário: 21h
Ingressos: R$30 (inteira); R$15 (meia)
Horário de funcionamento da bilheteria: de terça-feira a domingo, das 16h às 21h
Classificação Livre

Nenhum comentário: