Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 27 de julho de 2015

4ª edição do Brotas Gourmet apresenta “Receitas Recheadas de Lembranças”

Divulgação.
A cidade de Brotas (SP) realiza de 13 a 15 de agosto a 4ª edição do festival Brotas Gourmet, que traz o tema Receitas Recheadas de Lembranças. O evento, que faz parte do calendário oficial da cidade desde 2012, é organizado pela Associação de Empresas do Turismo de Brotas e Região (Abrotur), em parceria com a Prefeitura de Brotas e Senac.

A gastronomia é feita pelo conjunto dos sentidos: a união entre visual, sabor e cheiro toca diretamente nossa memória afetiva. Seguindo este conceito, o Brotas Gourmet 2015 apresentará receitas recheadas de emoções remetendo a antigas histórias e belas recordações.  Todos os restaurantes participantes do 4º Brotas Gourmet estão recebendo consultoria do chef André Savoia, do Senac de Águas de São Pedro, em uma parceria que acontece desde a primeira edição do festival.

O Brotas Gourmet está em sua 4ª edição e a cada ano fortalece a imagem da Brotas como um destino turístico que oferece inúmeras possibilidades de entretenimento e gastronomia. Segundo a comissão organizadora, na primeira edição o festival atraiu público rotativo de 1500 pessoas e provocou um aumento de 25% na ocupação dos hotéis e de 29% na venda de atividades turísticas. Já em 2013, 4600 pessoas prestigiaram o festival, aumentando em 37% a ocupação dos hotéis.  Em 2014, o festival recebeu público rotativo de 6 mil pessoas e vendeu quase 8 mil pratos, com boa ocupação da hotelaria local, ultrapassando os índices do anos anteriores para o mesmo período.

Programação Musical
A programação musical também é uma atração à parte. Gabriel Sater realiza a abertura do evento na quinta-feira. Violonista, cantor e compositor, assim como seu pai, Almir Sater, vem conquistando fãs por todo o Brasil levando em seu repertório a cultura pantaneira com variedade de ritmos, mostrados também na novela Meu Pedacinho de Chão, exibida na Rede Globo. No segundo dia de evento, na sexta-feira, Rodrigo Zanc, cantor de Araraquara, interpreta canções de modas de viola, entre outros estilos. E fechando o evento, no sábado, o Grupo Sinhá, de Jaú, mostra o melhor do samba de raiz.

Onde ficar
Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta
Conhecido por abrigar a nascente “Areia que Canta”, um famoso ponto turístico de Brotas, o hotel estimula a interação com a natureza e o resgate das tradições culturais do interior, com estrutura de hospedagem completa e diversas opções de lazer. Além de vários circuitos de ecoturismo, como Circuito das Águas, Circuito das Frutas e Relaxamento, Circuito de bicicleta, Birdwatching – Observação de Pássaros e Cavalgada na Fazenda, o sítio turístico apresenta o Circuito Fazendinha, que permite a interação com os animais do campo, respeitando seu bem estar e o dia a dia da fazenda.

Tradição
O festival contará com duas tendas de bebidas e dezesseis tendas gastronômicas, com sanduíches, culinária japonesa e massas, como o Capeletti da Nonna (foto), do Restaurante Areia que Canta. “Os dias de capeletti reuniam a família para a refeição, mas, antes, todos ajudavam no preparo: mulheres, homens e crianças. Então, era uma verdadeira festa, que marcou e marca até hoje a história da nossa família”, comenta Eneida Farsoni Malagutti, nutricionista e chef do Restaurante Areia que Canta.

A receita do capeletti, que vem do norte da Itália, foi passada de geração em geração entre os membros da família Pinotti Farsoni. A massa leve e caseira é moldada individualmente e recheada com uma combinação de carne suína, bovina, linguiça suína, temperadas com uma mistura de ervas, especiarias, queijo, sal e pimenta. No Brotas Gourmet, o Capeletti da Nonna poderá ser saboreado ao pomodoro, com molho de tomate artesanal e parmesão, ou in brodo, com o capeletti cozido num caldo de galinha caipira, como uma sopa. Para manter a tradição familiar italiana, para o Brotas Gourmet a massa será feita e servida no dia, em edições limitadas.

Segundo Eneida Farsoni, a escolha do Capelleti da Nonna foi unânime entre a família, que tem origem italiana e se instalou na região no final do século XIX, inicialmente dedicada ao cultivo agrícola, de produtos como açúcar, café, feijão, arroz, milho e leite. A fazenda se mantém produtiva até hoje, mas desde 1994 abriu as portas para o turismo, com a criação do Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta, que abriga também o restaurante. “Manter a tradição da fazenda, os hábitos saudáveis da vida no campo e o contato com a natureza sempre foi uma marca do nosso hotel, por isso ficamos muito animados com o tema do Brotas Gourmet este ano, que era recuperar memórias afetivas através das receitas. Como uma típica família italiana, sempre nos reunimos em volta da mesa. Esperamos que as receitas que selecionamos a partir das nossas lembranças deixem também boas lembranças nos visitantes do festival”, comenta.

Serviço 
4º Festival de Gastronomia e Música - Brotas Gourmet 2015
Datas: 13 a 15 de agosto
Horário: 19h às 23h
Local: Centro Comunitário Urbano de Brotas - Rua Marechal Deodoro, 10 (em frente ao Parque dos Saltos) - Brotas/SP

Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta
Rodovia Paulo Nilo Romano, Km 124,5 - Brotas/SP
As diárias têm início às 17h e se encerram às 14h.
Taxas opcionais: 5% de serviço e R$2,00 (taxa de turismo) por dia
Informações: (14) 3653-1382 / areiaquecanta@areiaquecanta.com.br

Nenhum comentário: