Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Exposição temporária do Museu Republicano de Itu permanece até final de setembro no Casarão

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI.
A exposição temporária do Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista da USP, contendo imagens sobre os grupos escolares do Estado de São Paulo, segue até final de setembro no Casarão Pau Preto.

O Museu Republicano “Convenção de Itu” é uma instituição cientifica, cultural e educacional, especializada no campo da história e da cultura material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

A exposição foi concebida pela equipe do Museu Republicano a partir do acervo de fotografias pertencentes à coleção Washington Luís, guardada no Museu Republicano “Convenção de Itu” da USP. Parte do rico material a ser exposto é composto por reproduções de fotografias de escolas públicas em várias localidades paulistas entre 1889 e 1930.

Juntamente com esta exposição temporária do Museu Republicano, a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba preparou a exposição Retratos escolares – Um breve histórico da educação em Indaiatuba, que apresenta a trajetória e a formação do ensino público escolar na cidade de Indaiatuba. As informações foram retiradas do acervo do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho” e passa por diferentes momentos da história do ensino público entre as décadas 1850 e 1950.

Ambas exposições serão lançadas dia 22 de julho de 2015, no Casarão Pau Preto, juntamente com o Projeto Memórias de Indaiatuba, que visa relatar a história de Indaiatuba pelo viés da oralidade, resgatando e compartilhando com a comunidade histórias sob diferentes pontos de vista. O primeiro bate papo terá como tema A história da Educação em Indaiatuba e contará com as participações da secretária de Educação, Rita de Cassia Trasferetti e a professora, funcionária da Secretaria de Educação e integrante do Conselho Administrativo da Fundação Pró-Memória Deize Clotildes Barnabé de Morais. A exposição estará aberta ao público gratuitamente no Museu Casarão Pau Preto e o bate papo e discussão ocorrerá às 19h30 no auditória da Tulha do Casarão. 

Serviço
Projeto Memórias de Indaiatuba e Exposições Espaços Escolares: reformas do ensino público na Primeira República, do Museu Republicano “Convenção de Itu” (USP) e Retratos escolares – Um breve histórico da educação em Indaiatuba
Data de abertura:  22 de julho de 2015
Horário: 19h30
Museu Municipal Casarão Pau Preto - Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto - Indaiatuba – São Paulo
Telefone: (19) 3875-8383.

Nenhum comentário: