Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Almanaque terá tributo a John Coltrane e Miles Davis amanhã

O Brasa Jazz Trio. Foto: divulgação.
O Almanaque Café (Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo – Campinas/SP) terá na sua programação desta semana um show com o Brasa Jazz Trio em homenagem a Miles Davis e John Coltrane. A apresentação acontece amanhã, quarta-feira, 30, às 21 horas.

A espontaneidade e criatividade do jazz se juntam às melodias e ritmos quentes do Brasil e da américa latina – e formam o “braseiro” musical do Brasa Jazz Trio, trio instrumental são-carlense baseado no clássico conjunto piano/baixo/bateria. Murilo Barbosa (piano), Fabiano Nunes (baixo acústico) e Paulo Almeida (bateria) são músicos experientes na cena musical do interior de SP e juntam suas influências na busca de recriar um repertório de alto nível, fazendo uma homenagem aos grandes mestres do jazz e da música brasileira. Com uma interpretação vibrante de compositores do Brasil e do mundo do jazz, vão com naturalidade para territórios musicais distintos, passando de Miles Davis a Tom Jobim, Henry Mancini a Cartola e de John Coltrane a Moacir Santos, entre outros.

O Brasil e o jazz já estão em sintonia desde os anos 50 do século passado, quando a improvisação musical do estilo americano passou a fazer parte da estrutura das canções tocadas ao vivo pelos grupos brasileiros – a função era fazer dançar, fazer o corpo balançar com o suingue contagiante dos fraseados sincopados do samba e do jazz. A bossa nova é o marco histórico e principal resultado dessa fusão, enquanto o samba-jazz é a versão mais hard dessa nova musicalidade que surgia com músicos brasileiros cada vez mais ligados às novas sonoridades do jazz, que chegavam ao Brasil pelos LPs importados.

Com essa “ponte” jazzística ligando diferentes ritmos como o samba, o bolero, a bossa, o mambo, o Brasa Jazz Trio quer ligar as fortes musicalidades do Brasil, de Cuba e de Nova York – do passado e do presente – em busca de uma identidade musical contemporânea e agradável para ouvidos atentos às harmonias e melodias de ontem e de hoje. Nesse show, o Trio faz uma linda homenagem aos dois grandes mestres do jazz: John Coltrane e Miles Davis.

Quando os metódicos não têm o que fazer homenageia Milton Nascimento
Na quinta-feira, dia 1º, às 21 horas, sobe ao palco da casa o grupo Quando os metódicos não têm o que fazer. Metódico é alguém cujas ações seguem ou buscam uma ordem lógica, aquele que possui método, que é meticuloso, atento a detalhes. Um metódico gosta, por exemplo, de começar um release com definições, trechos de dicionário. Assim são os músicos da banda: seis amigos que se reúnem pelo prazer da música, em paralelo a outros trabalhos e até mesmo outras profissões. Fazem isso há algum tempo, sistematicamente.

A banda teve sua estreia em 15 de maio de 2015, com a proposta de fazer pequenas edições da obra de compositores da MPB, interpretando alguns de seus sucessos e também trazendo à tona algumas das canções menos conhecidas do grande público. Milton Nascimento, homenageado nesta apresentação, foi o primeiro compositor escolhido pela banda nessa metódica busca musical. No show Minerais, com duração de aproximadamente uma hora, o grupo passeia por alguns momentos da vasta trajetória de Milton. A busca por uma leitura própria, com interpretações e arranjos inéditos foi a maneira que os Metódicos encontraram de homenagear este que é um dos maiores criadores da música brasileira.

Clarinete: Douglas Lopes
Clarinetista formado pela Unicamp e integrante da Banda Sinfônica Municipal de Sumaré

Violão e Voz: Kha Machado
Compositor formado pela Unicamp e diretor da Rabeca Cultural

Piano e Teclados: Marcelo Spínola
Pianista formado pela Unicamp

Voz: Patrícia Marchiori
Grupo Serenata Brasileira

Bateria: Renato Hinz
Conservatório de Tatuí

Baixo Acústico: Walter Valentini
Baixista formado pela Unicamp, toca nas Orquestras Sinfônicas de Campinas e da Unicamp.

O couvert artístico para ambas as apresentações será de R$20 e o telefone do Almanaque é
(19) 3249-0014.

Nenhum comentário: