Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Centro de Convenções recebe exposição Photos Graphein

Foto: Alex Flávio Guimarães. 
Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, será inaugurada nesta terça, dia 29, às 19h30, a exposição Photos Graphein, no Centro de Convenções Aydil Bonachela (Rua das Primaveras, 210 – Jardim Primavera). A mostra traz as imagens produzidas pelos participantes do workshop gratuito Narrativas Visuais e Linguagem Autoral, ministrado pela artista Iara Rolim em Indaiatuba em julho como parte do programa Oficina Cultural Carlos Gomes, unidade do projeto Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pelo Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. A entrada é gratuita e a exposição poderá ser visitada até o final de outubro, sempre de segunda a sexta das 8 h às 12 h e das 13 h às 17 h. Informações: (19) 3894-1867.

Integrando a programação de workshops gratuitos oferecidos pela Secretaria Municipal de Cultura, a oficina Narrativas Visuais e Linguagem Autoral teve como intuito o desenvolvimento da linguagem pessoal dos alunos a partir da reflexão sobre questões fundamentais para a análise de imagens, a compreensão dos processos de estruturação das mesmas e o entendimento mais amplo de seus códigos, assim como da objetivação destes processos na prática de elaboração de narrativas visuais na forma de ensaio fotográfico para exposição. As fotos expostas são de autoria de Alex Flávio Guimarães, Caroline G. M. C. Carvalho, Diogo Pescatori Fujiwara, Júlia Antunes Piraíno, Lucas Danilo Alves Silva, Rafael Ré Baptista da Silva, Rafaela Giacomeli, Vicente Raimundo de Mendonça e Iara Rolim.

Iara Rolim é formada em Antropologia pela Unicamp, onde começou a fotografar. Fez mestrado, nesta mesma instituição, sobre o fotógrafo francês Pierre Verger. Concluiu doutorado em Sociologia na USP, com estágio em Paris na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Ehess), tendo desenvolvido uma pesquisa sobre o início da carreira de Pierre Verger na França e a sua relação com a vanguarda artística dos anos 30. Possui experiência no ensino de antropologia, fotografia e história da arte. 

Nenhum comentário: