Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Clássicos em Cena faz nova apresentação em Hortolândia

Cla Imagens.
O projeto Clássicos em Cena completa 15 anos em 2015 e faz sua segunda apresentação do ano na cidade de Hortolândia, dia 30 de setembro, no Centro da Melhor Idade, às 20h, com o grupo Black Voices. O projeto no município tem o patrocínio da CCR AutoBAn, com incentivo do Ministério da Cultura e produção da Direção Cultura. Os concertos ocorrerão mensalmente, de agosto a novembro, em locais diferentes. As próximas atrações, além do Black Voices, serão Choro pro Santo e Sexteto Carlos Gomes.

O Clássicos em Cena consiste numa série de apresentações comentadas de música de diversos tipos. Criado em 2000 e realizado pela Direção Cultura Produções, o projeto apresenta uma atração diferente a cada concerto. Todas as apresentações têm entrada franca e são abertas ao público. Os comentários, divertidos e descontraídos, realizados pelo Maestro Parcival Módolo durante os concertos, aproximam as pessoas do universo da música de qualidade ao construírem um cenário para as composições executadas. Já se apresentaram pelo projeto ao longo desses 15 anos grupos como Quinteto de Madeiras, grupo Lado a Lado, Duo de Viola e Cravo, SOFT Orquestra da Sociedade Filarmônica de Valinhos e Janice Pezoa Trio, entre outros.

Sobre o grupo Black Voices
 O coral Black Voices realiza o chamado Spirituals, cânticos dos negros levados de suas pátrias como escravos durante a colonização da América do Norte. Os cânticos expressavam os sentimentos de fé e esperança desse povo oprimido, que acreditava num futuro de paz e liberdade.

 Repertório
- If I Had A Hammer
- Dis'Ol Hammer
- Rock My Soul
- Go Down
- Elijah Rock
- Run to My Lord
- Swing Low Swit Chariot
- Free at Last
- When the Saints Go Marching in
- Ride The Chariot
- Oh! Happy Day
 
Sobre o Maestro
O curador e comentarista da série é o Maestro Parcival Módolo, Doutor pela University of Southern California e coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Mackenzie. Foi maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Nascido em Americana, interior de São Paulo, depois de estudar, ensinar e reger nas principais cidades brasileiras, Parcival foi para a Alemanha onde, por quatro anos, completou seus estudos de regência na Westfälische Landeskirchenmusikschule, em Herford, onde obteve grau de mestrado com especialização em música dos séculos XVII e XVIII. Enquanto lá esteve, regeu várias orquestras como maestro convidado e tornou-se titular da Orquestra de Sunden, Vestefália.

Rege regularmente várias orquestras brasileiras e do exterior. Para alguns países retorna anualmente, como os Estados Unidos, Cuba e Peru, entre outros. Ainda no exterior, é gastdirektor da Orquestra do Teatro da Ópera de Bielefeld, Alemanha (1984), maestro visitante da Orquestra Sinfônica de San Diego, USA (1992). Atualmente é o principal maestro convidado da Orquestra Sinfônica de Potsdam, Alemanha e maestro principal e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Sobre a Direção Cultura
A produtora cultural localizada em Campinas (SP) se dedica à idealização, execução e gestão de projetos culturais. Tem o objetivo de transformar as pessoas por meio da arte a da cultura e, assim, tornar-se referência nacional e internacional no segmento. Mais informações:  www.direcaocultura.com.br.

Programação – Próximas apresentações em Hortolândia:
30/09 – Black Voices
21/10 – Choro pro Santo
11/11 - Sexteto Carlos Gomes

Serviço
Clássicos em Cena – Black Voices
Local: Centro da Melhor Idade – Rua Euclides Pires de Assis, nº 200 Remanso Campineiro
Data: 30 de setembro
Horário: 20h
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: