Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Ministério do Esporte aprova CIE de Indaiatuba

Projeto CIE Modelo I. Ilustração: Ministério do Esporte.
O Centro de Iniciação ao Esporte – CIE de Indaiatuba está na lista dos primeiros projetos aprovados pelo Ministério do Esporte no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), de acordo com confirmação enviada pela Governo Federal à Secretaria Municipal de Esportes nesta segunda (26). A Prefeitura Municipal deve agora aguardar a liberação da Caixa Econômica Federal para a emissão da ordem de serviço e início das obras.

O CIE de Indaiatuba será o do Modelo 1, composto por ginásio poliesportivo com arquibancada para 177 lugares, área de apoio com espaço para administração, sala de professores, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público, ocupando uma área total de 2500 m² e 1600 m² de área construída, em terreno localizado no Centro Esportivo do Trabalhador. “Em junho passado, quando visitou Indaiatuba, o diretor do Departamento de Infraestrutura do Ministério do Esporte, Denner James Zacchi, já havia nos assegurado que a cidade estaria no primeiro bloco de CIEs aprovados, mesmo considerando o atual contingenciamento de verbas federais”, destaca o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Isso é fruto não só da existência de outras obras custeadas com verbas federais em andamento com êxito no município e que serão relevantes para a infraestrutura esportiva nacional, como o Velódromo Municipal, mas também da seriedade, eficiência na gestão e capacidade de execução dos projetos em parceria com o ministério e com o Estado coordenados pelo prefeito Reinaldo Nogueira. Tenho certeza de que o município se beneficiará muito com este novo equipamento esportivo”, completa.

O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O objetivo dos CIE é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. Está prevista a contratação de aproximadamente 259 CIEs, com um total de investimento de mais de R$930 milhões. Os municípios poderão escolher entre 3 modelos de CIEs, dependendo do tamanho do terreno a ser disponibilizado pelo município. Os projetos de arquitetura e engenharia dos CIEs são fornecidos pelo Ministério do Esporte aos municípios elegíveis. Os critérios de seleção foram definidos antes da etapa de inscrição por meio da Portaria do Ministério do Esporte nº 14, de 1º de fevereiro de 2013 e pelo Manual de Seleção disponibilizados na página do CIE (www.esporte.gov.br/cie). Os requisitos exigidos foram disponibilidade de terreno em localização, condições de acesso e características geotécnicas e topográficas adequadas para a implantação dos CIE, compromisso do proponente com a gestão, o funcionamento e a manutenção do equipamento e com a continuidade das atividades relacionadas ao desenvolvimento das modalidades esportivas do esporte de alto rendimento e ter órgão específico responsável pelo desenvolvimento do Esporte no município.

Nenhum comentário: