Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Atleta de Indaiatuba é campeã sul-americana de softbol

A atleta Julia Emi Ivano. Foto: álbum de família.
A Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) tem agora uma campeã sul-americana em seu Departamento de Beisebol e Softbol. Essa honraria inédita foi conquistada pela atleta Julia Emi Ivano, de 15 anos.

Julia integrou a Seleção Brasileira de Softbol, campeã do Sul-Americano Sub-15 realizado em outubro em Chincha, no Peru. Ela foi uma das 17 selecionadas após disputar uma seletiva com outras 44 jogadoras em Arujá (SP).

A atleta joga softbol na Acenbi desde os 7 anos, incentivada por sua irmã mais velha, que também é jogadora. Ela define o softbol como um esporte diferente, que proporciona um bom preparo físico. “O softbol ajuda a ter um raciocínio rápido e ainda permite trabalhar melhor o lado emocional”, complementa a atleta. Julia destaca ainda a importância da amizade que conquistou no meio esportivo. “Fazemos amizades na equipe e em equipes de outras cidades que cultivamos para a vida toda”.

Seleção Brasileira
A Acenbi tornou-se conhecida no beisebol nacional nos últimos anos por fornecer regularmente atletas à Seleção Brasileira. Seus jogadores têm sido convocados todos os anos para defender o Brasil no exterior. Este ano, foram convocados 15 jogadores de diferentes categorias para participar de diversas competições internacionais. Além disso, foram selecionados também três treinadores para integrarem a comissão técnica das seleções.

Sobre a Acenbi
Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a Acenbi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na Rua Chile, a Acenbi conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gueitebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na Rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos. As atividades da Acenbi são abertas a todos os interessados. Veja mais informações no website da entidade: www.acenbi.org.br. Veja também fotos e outras informações na página da Acenbi no Facebook: https://www.facebook.com/acenbi.indaiatuba.  

Nenhum comentário: