Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Inspirada em 'O Menino do Dedo Verde', 'Achadouros da Infância' sai em busca da criança viva em cada adulto

A peça Achadouros de Infância, inspirada na obra O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon, estreia neste fim de semana (28/11) no CIS Guanabara (Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp), com o jovem grupo de teatro Desatino do Astrolábio, dirigido por Miguel Atênsia, ator e professor do Conservatório Carlos Gomes. Em cartaz no CIS Guanabara por dois finais de semana (28 e 29/11; 5 e 6/12 – sábados às 20 h e domingos às 16 h) e apresentação única no Casarão dia 04/12 (sexta às 19 h).

Voltada para o público adulto e infantil (a partir de 7 anos), a montagem também inclui entre as referências do universo infantil a obra do poeta Manoel de Barros. O público será convidado a reencontrar sua própria infância como numa brincadeira de achadouro, com acompanhamento musical ao vivo e cenário colorido de flores e baús.

Jovens artistas
Achadouros de Infância é resultado do trabalho de cinco formandos do curso técnico profissionalizante de Arte Dramática do Conservatório Carlos Gomes que compõem o grupo Desatino do Astrolábio: Bruno Almeida, Juliana Eiras, Júlia Vilar, Letícia Ruiz e Priscila Matos. Para ingressar na vida profissional, decidiram revisitar a infância porque desejavam falar de “algo que refletisse o que faz a gente ser o que é”.

Em maio de 2015, sob direção de Miguel Atênsia, o grupo começou a montagem, incluindo adaptação do texto, cenário, figurinos, produção cultural, cartaz de divulgação e folheto do programa. Para completar o trabalho, convidaram outros artistas jovens, como o campineiro Ariel Grininger, responsável pela trilha sonora e o pernambucano Guilherme Moraes, que fez a aquarela que ilustra o cartaz da peça. Diretor e atores realizaram dois retiros em busca de maior contato com a natureza, em total isolamento na Vila Yamaguishi, em Jaguariúna, por acharem coerente com a obra que inspira a peça. 

Sinopse
Um grupo de crianças, no meio de uma brincadeira, convida todos a mergulhar no universo de Tistu – um menino que, depois de ser expulso da escola, é inserido em um novo sistema de educação criado pelo Sr. Papai e Dona Mamãe. Em sua primeira aula de jardinagem, Tistu descobre que possui um dom absolutamente único: onde coloca o polegar, brotam flores das mais belas e variadas. Acompanhado de seus professores Sr. Bigodes e Sr. Trovões e seu cachorro Ginástico, Tistu percorre a cidade de Mirapólvora e nos faz questionar as ideias preestabelecidas das pessoas grandes.

A distribuição de senhas acontece sempre 1 hora antes do início do espetáculo. Ingressos no chapéu. A montagem tem apoio da Sanasa, Almanaque Café e CIS Guanabara/Unicamp.

Programação
28/11 - sábado
20 h - CIS Guanabara
R. Mario Siqueira - Botafogo (próximo à Unimed da Barão de Itapura)

29/11 - domingo
16 h - CIS Guanabara
R. Mario Siqueira - Botafogo (próximo à Unimed da Barão de Itapura)

04/12 - sexta-feira
19 h - Centro Cultural Casarão
R. Maria Sampaio Reginato, s/nº, Terras do Barão (na altura do km 15 da Estrada da Rhodia, em frente ao bairro Vila Holândia)

05/12 - sábado
20 h - CIS Guanabara
R. Mario Siqueira - Botafogo (próximo à Unimed da Barão de Itapura)

06/12 - domingo
16 h - CIS Guanabara
R. Mario Siqueira - Botafogo (próximo à Unimed da Barão de Itapura)

Ficha Técnica
Direção: Miguel Atênsia
Elenco: Bruno Almeida, Juliana Eiras, Júlia Vilar, Letícia Ruiz, Priscila Matos
Trilha sonora: Ariel Grininger
Iluminação: Amadeu Tilli
Arte gráfica: Júlia Vilar
Ilustração Tistu: Guilherme Moraes
Agradecimentos: Ângela Nagai, Dirceu de Carvalho, Edson Ortolan, Rafael Leoni
Apoio: CIS Guanabara/Unicamp, Sanasa, Almanaque Café.
Mais informações:
- facebook  /desatinodoastrolabio
- telefone (19) 99112-4637 (Adriana).

Nenhum comentário: