Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Congesa renova Certificação ISO 9001 e PBQP-h

Divulgação.
Após passar por auditoria externa no início desse mês, a Congesa renovou suas certificações NBR ISO 9001 - 2008 e PBQP-h (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat). A renovação da norma confirma o compromisso da construtora em atuar com foco na qualidade do produto em todo o seu processo e na busca da melhoria contínua em todas as etapas. As certificações foram obtidas pela Congesa em 2013.

O próximo passo é a transição para a certificação da NBR ISO 9001 - 2015, versão que acaba de ser atualizada. Como auxílio a este processo de transição, a Congesa está avaliando a metodologia Lean para futura aplicação, inicialmente nos canteiros de obra. A metodologia, que surgiu nos anos 50 na Toyota, no Japão, busca eliminar desperdícios em oito quesitos dentro de uma empresa: superprodução, movimentação, transporte, tempo de espera, defeitos, superprocessamento, estoque e intelectual. Na Congesa, está sendo realizado um projeto-piloto com esse método na obra de um de seus empreendimentos, o Winds. O objetivo é mapear toda a obra, identificar pontos críticos e propor soluções que irão contribuir para a melhoria do processo produtivo.

"Essa metodologia pode ser aplicada em diferentes linhas de trabalho. No canteiro de obras, conseguimos gerir os processos de uma forma mais eficiente, tanto do ponto de vista produtivo quanto administrativo", explica a engenheira de planejamento e qualidade da Congesa, Mariana Doná.

A adoção dessa mentalidade tem trazido resultados positivos para empresas dos mais diversos setores. Esse é mais um diferencial da marca Congesa, que prima pela busca das melhores soluções, pela construção de empreendimentos inovadores e mantém a qualidade e a pontualidade de suas obras visando à satisfação de seus clientes. 

Nenhum comentário: