Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Sinfônica de Indaiatuba realiza último concerto da temporada 2015

Divulgação.
No dia 18 de dezembro às 20 horas a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza o último concerto da temporada 2015. O programa contará com a participação do Coro Contemporâneo de Campinas e o Collegium Vocale Campinas.

Serão mais de 80 músicos no palco divididos entre instrumentistas, coralistas e cantores solistas que executarão a obra Messias, de Händel. “Um presente de natal para a cidade de Indaiatuba”, comenta o maestro e diretor artístico da Orquestra, Paulo de Paula. “Estamos preparando um grande concerto, para fechar com chave de ouro esta temporada que fizemos. Estamos todos – músicos, coordenadores e diretores – muito felizes com tudo que vem acontecendo e por isso a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba convida o Coro Contemporâneo de Campinas e o Collegium Vocale de Campinas para juntos apresentar a primeira parte desse magnífico oratório Messias, dedicado a anunciação e nascimento de Cristo, comemorando não só a chegada do Natal, mas também o encerramento de nossa temporada 2015 de concertos”.

O Concerto ainda contará com os solos da Soprano Lara Ramos, da mezzo-soprano Beatriz Espósito, do Tenor Gustavo Caires e do Baixo Leandro Cavini. Messiah está entre umas das obras mais importantes e conhecidas do compositor. Desde sua composição, em 1741, este oratório vem sendo apresentado ininterruptamente ano após ano no mundo todo. Handel foi uma das personalidades musicais mais importantes de seu tempo e ao lado de J. S. Bach representa o apogeu da era barroca. Nascido na Alemanha, chegou a ser uma celebridade em sua época, sendo conhecido e respeitado em toda Europa.

O Concerto é uma realização da Secretaria de Cultura e da Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba) e acontece no Ciaei. A entrada é gratuita.

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba tem suas origens no ano de 2004, fundada por iniciativa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba, que a mantem até hoje. Uma década depois, o grupo firma-se como porta-voz da música erudita na cidade, ganhando cada vez mais destaque na região. Além dos espetáculos, a Orquestra dedica-se também à formação de público, através de concertos didáticos e ao desenvolvimento técnico e teórico de jovens instrumentistas.

Coro Contemporâneo de Campinas
O Coro Contemporâneo de Campinas foi criado em 2009 por seu regente Angelo Fernandes e por alunos do curso de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Desde sua criação, o grupo tem mantido uma atividade intensa, realizando diversos concertos de música a capella no Brasil e no exterior, além de suprir a falta de um coro sinfônico em Campinas e região, se destacando em várias parcerias com orquestras como a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp e orquestras sinfônicas de Limeira, Sorocaba, Indaiatuba, Franca e Bragança Paulista.

Collegium Vocale Campinas
O Collegium Vocale Campinas, grupo vocal independente, foi criado em 2005 pelo seu atual maestro, Akira Kawamoto, numa parceria com o Conservatório Carlos Gomes. Desde a sua fundação é formado por amantes da música coral, estudantes de canto e professores de música, dando oportunidades para coralistas amadores de trabalharem e apresentarem um repertório coral e/ou coro-sinfônico dignos dos grandes corais sinfônicos e líricos. Com ênfase na execução da música erudita e sacra, o coro já se apresentou com a Orquestra Filarmônica Popular, a Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Sorocaba e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) e, em oportunidades especiais, com orquestras de músicos convidados.

Serviço:
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba - Concerto de encerramento da Temporada 2015 – Messias de Händel
Dia 18 de dezembro, 20 h
Ciaei – Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jd. Regina, Indaiatuba/SP
Entrada franca.

Nenhum comentário: